abutton
dyslexia icon
Reset

Vector ITC analisa Blockchain contra coronavírus

A Vector ITC analisa como o blockchain pode ajudar a combater o coronavírus e por que é uma tecnologia crucial. Leia na Softtek.

21 abril, 2020. – O Blockchain é uma tecnologia disruptiva que tem a capacidade de aumentar a eficiência do fluxo de trabalho de qualquer indústria, pois é uma ferramenta de transação que pode ser programada para registrar qualquer forma de troca de informações que tenha valor. A implementação desta tecnologia pode ser fundamental para o gerenciamento diário de crises como a que estamos passando atualmente devido ao surto de coronavírus. Por isso, a Vector ITC analisou os principais cenários onde esta ferramenta pode gerar transformações radicais e os principais benefícios de sua implementação.

Como toda tecnologia de ponta, a Blockchain tem ao seu redor uma série de elementos e processos que ajudam a entender melhor o seu funcionamento e propósito. Aplicando-a ao contexto atual e aos problemas resultantes da pandemia, ela pode ser a solução para; monitorar as cadeias de abastecimento de medicamentos, gerenciar dados médicos, aconselhar os cidadãos e identificar os sintomas da infecção.

Desde o surgimento da Blockchain, todas as indústrias em todo o mundo têm sido capazes de ver a imensa quantidade e benefícios que ela oferece. A seguir, Vector ITC, aponta as seguintes chaves desta tecnologia:

1. Descentralização e confiança: A Blockchain é construída sobre confiança, onde as transações são realizadas de forma criptografada e codificada. Além disso, com a descentralização, se a informação fosse interceptada e caísse em mãos indesejadas, apenas uma pequena quantidade de dados seria comprometida.
  2. Transparência: A tecnologia Blockchain é um tipo de ledger distribuído onde todos os participantes da rede compartilham a mesma documentação que as cópias individuais. Portanto, os dados em uma cadeia de bloqueio são mais precisos, consistentes e transparentes, melhorando assim a confiança de todos os usuários
  3. Durabilidade, confiabilidade e longevidade: É muito improvável que os blocos confirmados sejam revertidos, o que significa que uma vez que os dados tenham sido registrados na cadeia de blocos, é extremamente difícil apagá-los ou alterá-los.
  4. Redução de custos de transação: Para a maioria das empresas, a redução de custos é uma prioridade. Com a Blockchain, uma empresa não precisa de tantos intermediários para garantir as transações, pois não importa se ela pode confiar em seu parceiro de negócios, como já foi verificado anteriormente. Estima-se que aproximadamente 70% do valor que a Blockchain traz para uma empresa está em redução de custos, seguido de maior geração de receita.
  5. Alta disponibilidade: Os dados através da Blockchain são precisos, oportunos, completos, consistentes e facilmente acessíveis. Essencialmente, esse tipo de tecnologia simplifica não só o comércio, mas também acelera os processos, aumenta a rastreabilidade de sua origem e facilita a disponibilidade de registros, entre outras coisas.
  6. Transações mais rápidas: Ao agilizar e automatizar diferentes processos, as transações através da Blockchain podem ser concluídas de forma mais rápida e eficiente. Por todos terem acesso às mesmas informações, torna-se mais fácil confiar uns nos outros sem a necessidade de inúmeros intermediários. Portanto, a compensação e a liquidação serão muito mais rápidas.
  7. Dados verificados e “seguros”: Utilizando uma rede distribuída de nós baseada em Blockchain, as transações são verificáveis através de um processo conhecido como mineração. Portanto, um sistema baseado neste tipo de tecnologia elimina o risco de confiar em uma única organização.

Não há dúvida que a Blockchain tem o potencial de transformar a economia e as transações, eliminando a duplicação de esforços e processos desnecessários, garantindo maior integridade dos dados, simplificando os ecossistemas, capacitando os usuários e, em geral, entregando um sistema mais eficiente e seguro. Uma forma de fazer negócios nunca vista antes, ao mesmo tempo em que proporciona um custo operacional menor. Por isso se posiciona como a tecnologia líder para enfrentar a pandemia””, diz Rafael Conde del Pozo, diretor de Digital & Inovação da Vector ITC.

Em resumo, a Blockchain tem o potencial de revolucionar todos os tipos de indústrias, melhorando a eficiência do fluxo de trabalho, graças a princípios como descentralização, transparência, durabilidade, redução de custos, alta disponibilidade ou rapidez das transações. E embora sua adoção não seja isenta de desafios, representa uma vantagem competitiva chave para as empresas que conseguem fazê-lo.

Para mais informações, veja e baixe nosso whitepaper sobre Blockchain aqui (conteúdo em espanhol).

Karen Liedl
Softtek PR