Infoglobo automatiza serviços no site do jornal O Globo

Com projeto implementado pela Softtek, solicitações de assinantes que antes demoravam até 72 horas para serem processadas agora são integradas ao SAP R/3 automaticamente

São Paulo, maio de 2007 – A Softtek, empresa privada de serviços de TI com a melhor cobertura regional na América Latina, está desenvolvendo na Infoglobo – empresa que faz parte da Unidade de Mídia Impressa e Rádio das Organizações Globo – um projeto de automatização dos serviços on-line oferecidos para os assinantes do jornal O Globo. Antes do projeto, somente o serviço de inclusão de suspensão de assinatura solicitado através do site era atualizado diretamente no SAP R/3, ERP utilizado pela empresa.

O projeto, que foi dividido em duas fases e teve a primeira etapa concluída em dezembro de 2006, teve como principal benefício a queda para zero do tempo de processamento das solicitações enviadas através do site – antes, este processo poderia levar até 72 horas, já que era feito manualmente pelo setor de Atendimento ao Assinante. “Obtivemos maior agilidade para a entrada dos dados no SAP R/3 tendo em vista que as solicitações são atualizadas diretamente no sistema”, explica Alexandre Alves, gerente do projeto na Infoglobo. Outros ganhos conquistados com a automatização foram a diminuição da ocorrência de erros no atendimento das solicitações e a ampliação do período da inclusão dos requerimentos, que não depende mais do horário de trabalho dos atendentes.

A facilidade de inclusão de dados diretamente no SAP R/3 através do site fez com que a Infoglobo aumentasse em 50% o leque de serviços disponibilizados, contemplando a criação de oito novas funcionalidades, sendo elas: alterações cadastrais, alterações no pedido de suspensão, reclamação de produtos agregados, inclusão de titular no clube do assinante, informações e reclamações sobre o pagamento, mudança do meio de pagamento para débito em conta, reativação de assinatura e mudança de tipo de assinatura.

Para a realização do projeto, os consultores da Softtek se dividiram em quatro frentes de desenvolvimento: .Net, ABAP, SAP e Visual Basic. A frente .Net teve como principal objetivo aproximar mais o site do SAP R/3, por meio da automatização das funcionalidades do site, expansão das mesmas e também migração do site, desenvolvido em ASP, para a plataforma .Net. “Para que estes dois objetivos fossem atingidos e bemsucedidos, foram utilizados alguns padrões para orientação a objetos a fim de aumentar a produtividade na construção do código. Assim, houve uma facilitação do acoplamento com a solução de integração desenvolvida pela SAP em parceria com a Microsoft, o SAP .Net Connector, que organizou o projeto de forma eficiente, visando agilidade em futuras manutenções”, comenta Alves.

Na frente ABAP foram desenvolvidas RFCs(Remote Function Call) para as novas funcionalidades e as já existentes, a fim de que o envio dos dados do site fossem realizados no SAP R/3. A partir destas funções, as informações referentes ao assinante podem ser atualizadas diretamente no sistema ERP sem que para isso haja a necessidade de um operador. A frente Visual Basic foi responsável por inserir e alterar o sistema de solicitações enviadas pelo site, que exigem intervenção do operador e a frente SAP elaborou a análise funcional e testes na plataforma Web. “Esta análise é feita para garantir que o processo realizado através do site tenha o comportamento idêntico ao processo feito no sistema SAP”, fala Alves.

Com a finalização da segunda fase – prevista ainda para maio – a Infoglobo espera uma redução de 15% da mão–de-obra utilizada no setor de atendimento. Nesta etapa, a Softtek vai alterar o fluxo de navegação para a vinculação de assinatura no site, além de tratar clientes com assinaturas canceladas e encerradas de formas distintas. “Hoje o site não possui um tratamento especial para estes perfis. Com isso pretendemos garantir um bom atendimento a todos”, Explica o gerente do projeto. Durante o período o site também será redesenhado, projeto a ser realizado em modelo outsourcing pela Infoglobo.

No futuro outros serviços serão implementados gradativamente, na medida em que os assinantes passem a se habituar e utilizar o site. “Estamos fazendo um grande esforço para que os assinantes acessem o site. A partir da consolidação do projeto, ofereceremos outras funcionalidades a fim de facilitar a vida dos assinantes e aprimorar a qualidade do atendimento”, finaliza Alves.

Sobre a Infoglobo
A Infoglobo faz parte da Unidade de Mídia Impressa e Rádio das Organizações Globo. Ela é integrada pelos jornais O Globo – um dos três jornais de maior circulação no Brasil, Extra, Diário de S. Paulo, o mais novo jornal Expresso, pela Agência O Globo, que capta, produz, formata e distribui informações para mais de 60 jornais brasileiros e três serviços internacionais de notícias e do site de notícias Globo On Line– maior veículo de informação online do país que evoluiu, em dois anos, de 20 mil para uma média de 100 mil visitas diárias. Para mais informações visite o site www.infoglobo.com.br/empresa.asp

Sobre a Softtek
Com cerca de 5 mil colaboradores em mais de 10 países, a Softtek é a empresa privada de serviços de TI com a melhor cobertura regional na América Latina e a provedora líder em serviços para a América do Norte pelo modelo Near Shore®. Criadora deste conceito, a empresa atende companhias globais a partir de sete GDCs (Centro Global de Desenvolvimento) situados no México, Brasil e Espanha. Há 25 anos a Softtek atende clientes corporativos nos mercados onde opera. Para mais informações visite o web site: www.softtek.com