Sanofi-Aventis aperfeiçoa fluxo de informações com BI da Cognos.

O projeto de Data Warehouse desenvolvido pela Softtek para Sanofi-Aventis teve como objetivo principal ter uma plataforma única para melhorar e agilizar a tomada de decisão.

São Paulo, 17 dezembro de 2008 - Ter uma plataforma única para informações referentes às auditorias externas de mercado, agilizar a tomada de decisões estratégicas e possibilitar a toda companhia a utilização da mesma solução para suportar o processo de análise de desempenho do negócio. Estas eram as principais necessidades da sanofi- aventis, uma das maiores empresas farmacêuticas do mercado brasileiro, ao iniciar a implantação da solução de BI da Cognos pela Softtek, empresa líder na América Latina em serviços de software.

A partir da avaliação do ambiente de negócios da  sanofi- aventis, a equipe da Softtek iniciou o projeto da solução de business intelligence desenvolvida a partir da plataforma Cognos, fazendo a implementação em duas etapas. A primeira fase, realizada de abril a junho de 2007, foi para  identificação de requerimentos, com o objetivo de entender e documentar as solicitações dos usuários, possibilitar melhor visibilidade do esforço e risco do projeto, identificar da primeira área a ser desenvolvida visando garantir resultados rápidos e sinergia entre os assuntos e garantir a entrega dos produtos rapidamente.

Já a segunda fase do projeto, realizada de agosto de 2007 a outubro de 2008, foi para fazer o refinamento dos levantamentos anteriores e desenvolvimento, e foi subdividida em 4 grandes blocos: Finanças e Supply Chain - Faturamento, Controlling, Distribuição e Crédito e Cobrança; Inteligência de Mercado - auditorias externas; Performance da Força de Vendas - Demanda de Mercado e Produtividade da Força de Vendas - Visitação e Prescrições.

Dando continuidade, várias ferramentas Cognos foram instaladas no desenvolvimento do projeto: Analise Studio - Relatórios e Consultas na base de dados; Report Studio - Relatórios de alta complexidade; Query Report - Consultas AD-HOC; Cubos PowerPlay - Relatórios dinâmicos e Data Manager, ferramenta de ETL.

"Com esse projeto de Data Warehouse, a  sanofi- aventis registrou melhora significativa na qualidade das análises, minimizando o tempo de disponibilização e diminuição da carga de trabalho para produzir relatórios", afirma Enrico Raucci, gerente de informatica da Sanofi-Aventis. O executivo acrescenta que, além da facilidade no acesso às informações, a ferramenta Cognos possibilitou o cruzamento de informações entre fontes de dados distintas e a geração de relatórios com maior complexidade e diversificação nas análises.

Antes da implementação da tecnologia Cognos, todas as informações referentes à auditoria de mercado eram armazenadas em Access e disponibilizadas aos usuários através de planilhas Excel na forma de relatórios dinâmicos e gráficos. "Atualmente, os usuários têm um maior ganho de produtividade, estou muito satisfeito com o trabalho, com a qualidade e o profissionalismo de toda equipe envolvida nesse projeto", acrescenta Enrico.

Segundo Mauro Santos, gerente técnico de BI da Softtek, "ao longo dos 4 meses da fase inicial, nós conseguimos conquistar a confiança do cliente através do nosso comprometimento, conhecimento dos assuntos tratados e dedicação da equipe do projeto".

O atual desafio da  sanofi- aventis é dar continuidade ao desenvolvimento de mais uma frente de trabalho para atender a demanda da auditoria NEW DDD, além dos novos projetos que estão em planejamento para esse ano ainda.

Sobre a  sanofi- aventis

A sanofi-aventis está entre os líderes mundiais da indústria farmacêutica. Presente em mais de 100 países, tem sede em Paris, na França e possui cerca de 300 filiais e dezenas de instalações industriais nos cinco continentes, onde conta com 100 mil colaboradores. Cerca de 18 mil cientistas em 128 centros de pesquisa trabalham no desenvolvimento de centenas de moléculas em sete áreas terapêuticas: Trombose, Cardiovascular, Sistema Nervoso Central, Doenças Metabólicas, Oncologia, Medicina Interna e Vacinas de uso humano.

No Brasil desde o final dos anos 50, a sanofi-aventis é a maior empresa farmacêutica do país, segundo a publicação da Revista Exame, edição "500 Maiores Empresas do País", e emprega mais de 2200 pessoas. Adotando uma política social, moderna e participativa, a sanofi-aventis possui 2.200 colaboradores e foi considerada uma das 150 melhores empresas do Brasil para trablahar em 2006, 2007 e 2008, segundo as revistas Você S A e Exame. Com 115 produtos e mais de 300 apresentações, a sanofi-aventis disponibiliza um amplo portfólio, combinando produtos de pesquisa, referências em suas classes terapêuticas, como Clexane (trombose venosa profunda) Aprovel e Triatec (hipertensão), Taxotere (câncer de mama, próstata, pulmão e ovário) e Eloxatin (câncer do colo e reto),  além de  marcas de longa tradição no mercado brasileiro, como Novalgina, Dorflex, Cepacol, Cewin e Dermacyd.

A unidade de produção da sanofi-aventis, localizada em Suzano, São Paulo, recebeu investimentos superiores a 100 milhões de dólares nos últimos seis anos proporcionando empregos para mais de 1000 pessoas da região e fortalecendo-se como plataforma exportadora para outras filiais do continente.

No campo social, a sanofi-aventis Brasil se destaca como uma das farmacêuticas que mais investe em ações humanitárias, cujos programas beneficiaram mais de 2,7 milhões de pessoas em 2007. Como empresa dedicada à saúde, suas ações priorizam a saúde e a infância, bem como populações desfavorecidas, em programas de prevenção, educação, humanização e acesso a medicamentos.

Visite: www.sanofi-aventis.com.br

Acerca a Softtek

A Softtek é uma fornecedora global de soluções de Tecnologia de Informação e de Processos de Negócio. Criada em 1982, hoje conta com cerca de 6.000 pessoas e 30 escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A companhia atende a clientes de alto nível em mais de 20 países graças a um profundo entendimento dos mercados locais e do modelo Near Shore®, criação da empresa, o qual permite alta eficiência operativa, melhoria constante na qualidade do serviço e redução nos custos. A empresa conta com 8 Centros Globais de Entrega de Serviço localizados no México, Brasil, Argentina, Espanha e China. A Softtek é a maior empresa privada de serviços de TI da América Latina. Para maiores informações, visite o site da empresa: www.softtek.com

Para mais informações