Softtek mira mercado financeiro após período marcado por fusão de players

Empresa espera aumento de 100% dos projetos em Business Consulting no mercado financeiro após consolidação das fusões realizadas entre algumas empresas tradicionais do setor

SÃO PAULO – fevereiro de 2011 – Desde 2008, o mercado financeiro tem se destacado pelas fusões realizadas por empresas tradicionais do setor. Após a união das áreas administrativas, 2010 foi um ano no qual as empresas se dedicaram à integração da rede de agências, fase delicada na qual pode perder clientes caso haja algum deslize. Ainda hoje algumas agências ainda sofrem para fidelizar seus novos clientes.

Levando em consideração este panorama, a Softtek, fornecedora global de soluções de Tecnologia da Informação e de Processos de Negócio, acredita que os desafios e oportunidades do setor bancário devem alavancar suas vendas de projetos na área de Consultoria de Negócios. Um dos principais motivos seria a necessidade de uma definição por parte dos bancos de uma estratégia de negócios focada ao aumento das classes C e D nas suas carteiras de clientes.

Entre as tendências apontadas pela consultoria IDC para o setor financeiro após as fusões estão: gestão do relacionamento, por meio do qual os bancos buscarão um melhor relacionamento com clientes-chave, vendors e parceiros; redefinição do modelo de negócios, com investimentos em novos mercados e tecnologias para criar diferenciação sustentável; retomada da credibilidade, já que precisarão restaurar suas imagens de confiança e estabilidade perante seus clientes; e inovação, com a busca de um modelo centrado no cliente para poder oferecer produtos e serviços de valor agregado.

No mercado de Business Consulting desde o final de 2009, quando consolidou sua fusão com a brasileira Ankyla, a Softtek percebeu a procura do mercado por soluções eficientes que a tornem mais competitivas. Esta demanda resultou no fechamento de diversos contratos nesta área, que tem como maior diferencial a antecipação de tendências de negócios e TI no mercado de atuação dos clientes. Segundo José Jorge de Souza, diretor de Business Consulting da Softtek, a empresa é uma das poucas que possuem ofertas dedicadas a todas as etapas do processo de negócio do cliente, tendo expertise para atender os projetos do começo ao fim, desde a estratégia até o outsourcing de processos e sistemas. “O que fazemos é entender e analisar os problemas concretos e suas dificuldades, encaminhando a solução para que possam resolvê-los”, explica.

“Pretendemos aumentar em 100% nosso projetos na área de Consultoria de Negócios este ano”, afirma José Jorge. O executivo explica que, com o crescimento do país no ano passado, as empresas perceberam que atingiram o limite de sua capacidade, e começaram a pensar na sua ampliação para evitar problemas. “No caso dos bancos, como os principais players passaram o último ano integrando suas operações, este ano podem ter o auxílio de uma Consultoria de Negócios para definir os novos rumos que tomarão para atender com excelência os clientes de diferentes perfis que herdaram na fusão e, principalmente, para atrair a nova massa de clientes ainda sem conta bancária que vem subindo na pirâmide social brasileira”, finaliza.

Fundada em 1982, a Softtek é uma fornecedora global de serviços dirigidos a processos de TI, com mais de 6.000 colaboradores e 30 escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Através de seus nove Centros Globais de Entrega entre o México, China, Brasil, Argentina e Espanha, a Softtek melhora o tempo de entrega das soluções, reduz os custos de aplicações existentes, entrega aplicações melhores desenhadas e testadas e produz resultados previsíveis para grandes empresas em mais de 20 países. Com seu modelo de entrega de serviços on-site, on-shore e de sua marca registrada Global Nearshore ™, a Softtek ajuda os CIOs a aumentarem constantemente o valor de negócios da TI. A Softtek é criadora e líder da indústria Nearshore. Para mais informações, visite www.softtek.com.

Para mais informações, contatar:

Aline Ramos
RMA Comunicação