Mitigação impacto COVID-19 nas cadeias: agilidade TI

Saiba como mitigar o impacto da crise da COVID-19 nas cadeias de suprimentos com agilidade e tomada de decisão inteligente por meio da TI.

6 abril, 2020. – A Ágora, consultoria especializada em supply chain do grupo empresarial Vector ITC e parceira estratégica da BlueYonder (JDA) na EMEA e América Latina, está ajudando seus clientes nos dias de hoje dando suporte especial para suas infra-estruturas e serviços de TI e está à disposição de outras empresas que precisam se fortalecer tecnologicamente para os imprevistos do futuro, já que um planejamento adequado da cadeia de suprimentos e logística está sendo um dos fatores chave na gestão desta crise.

O impacto social e econômico da Covid-19 e as medidas para deter sua disseminação afetaram diretamente a cadeia de suprimentos, o que resultou em ter que enfrentar desafios nunca antes vistos de forma rápida e eficiente. Este novo paradigma provocou uma mudança no formato da demanda, levando as organizações a reajustar sua produção, transporte e armazenamento em questão de horas. É importante ter ferramentas automatizadas que suportem a gestão do negócio diante de mudanças disruptivas como a atual.

De acordo com um relatório da Associação dos Fabricantes de Automóveis da China, 90% dos 23 maiores grupos automobilísticos chineses já retomaram o trabalho a partir de 11 de março, graças à abrangente cadeia de abastecimento do país. Isso mostra que a crise que estamos atravessando também representa uma oportunidade para uma melhor coordenação entre as cadeias de abastecimento dos produtores, distribuidores e operadores logísticos para alcançar a máxima eficiência e garantir o serviço.

Sem dúvida, esta nova situação está se revelando um desafio para as cadeias de abastecimento das empresas, demonstrando a importância da base tecnológica que as sustenta. Algumas empresas estão mais bem equipadas que outras, mas felizmente existem soluções no mercado para melhorar a previsão de demanda e oferta, gestão de transportes, gestão de armazéns, etc.

Soluções tecnológicas para a cadeia de suprimentos

Somente aqueles capazes de manter o controle sobre seus processos serão capazes de superar as exigências da crise. As soluções Ágora são especialmente projetadas para atender todas as necessidades da cadeia de suprimentos, proporcionando controle, segurança e capacidade de decisão em todas as suas operações, qualquer que seja o setor de negócios, através das seguintes soluções:

BlueYonder e Ágora estão ajudando as empresas a lidar com uma variedade de cenários para obter informações sobre: visibilidade de estoque, previsão de fornecimento e adaptação na tomada de decisão. Neste momento, é vital ter visibilidade em tempo real do que está acontecendo nas cadeias, a fim de detectar e reagir a incidentes. E ao mesmo tempo, é importante coletar dados sobre o que está acontecendo para que num futuro próximo possamos analisá-los e fazer melhorias que fortaleçam nossa cadeia de suprimentos.