Os quatro pilares da Transformação Digital no mundo do desporto

Descubra os quatro pilares da transformação digital no mundo do esporte. Leia mais na Softtek.

26 agosto, 2021. – Nos últimos anos, as equipas profissionais do mundo do desporto começaram a utilizar diferentes tecnologias para monitorizar o desempenho dos atletas, melhorar a sua condição física e desenvolver produtos que lhes permitam melhorar os seus rivais quando competem, o que tem desempenhado um papel muito importante no sector. Vector ITC e Softtek Company, um grupo internacional digital e tecnológico, analisam os quatro pilares da Transformação Digital no mundo do desporto, que fazem parte do seu último relatório sobre a Digital Transformation in Sports.

Esta adopção está a fornecer às equipas ferramentas para optimizar a gestão dos estádios, atletas, e a sua relação com os adeptos. O principal objectivo é desenvolver e implementar serviços que satisfaçam os mais elevados padrões de qualidade e tornar mais eficiente a gestão de todos os processos envolvidos no fornecimento de eventos desportivos.

Por esta razão, as equipas começaram a investir mais do que nunca em ferramentas digitais relacionadas com a análise do comportamento do utilizador e do atleta, o que lhes permite antecipar as suas necessidades dentro e fora do estádio através da Inteligência Artificial, análise de dados e aprendizagem de máquinas, e monitorizando a evolução dos KPIs centrados nas relações com os clientes. Com base em tudo isto, o valor actual do mercado da tecnologia desportiva foi avaliado em mais de 11,7 mil milhões de dólares em 2020.

Para além da implementação de novas tecnologias, a indústria do desporto experimentou também uma mudança geracional nos hábitos de consumo. Os jovens adeptos já não procuram apenas ver o jogo, seja na televisão ou no estádio, mas também desfrutar de outros tipos de serviços. Tal é a importância da transformação digital no envolvimento dos adeptos que, segundo o Statista, 47% dos utilizadores começaram a ir ao estádio para assistir a jogos de desportos que normalmente não seguiam, devido ao seu interesse em novas tecnologias aplicadas ao desporto.

As quatro fundações da Transformação Digital no mundo do desporto:

As múltiplas ferramentas aplicadas a estas quatro áreas principais são já uma realidade crescente e estima-se que a sua utilização em 2027 será 70% mais elevada. Dada a versatilidade das funções e a capacidade de personalizar técnicas inovadoras, os benefícios são múltiplos, uma vez que a IA tem sido um grande avanço tanto em termos de satisfação do cliente como em tudo relacionado com a eficiência das instalações desportivas e do equipamento e treino dos atletas.

No entanto, a implementação da transformação digital ainda tem um grande obstáculo para os clubes desportivos, nomeadamente a orçamentação, uma vez que estas ferramentas requerem grandes investimentos para serem implementadas. No entanto, ainda há espaço para inovação nas várias utilizações da análise e automatização de dados, pelo que é de esperar que em breve novos jogadores se juntem à transformação digital na indústria do desporto.

A transformação acelerada da tecnologia, e as suas várias vantagens competitivas, penetrou no desporto profissional ao longo dos últimos anos. As equipas profissionais da liga em todo o mundo começaram a afectar uma parte dos seus orçamentos para investir em ferramentas tecnológicas que as ajudam a melhorar não só o desempenho desportivo dos seus jogadores, mas também as suas demonstrações financeiras, serviços ao cliente e sistemas de gestão de instalações. A boa conectividade das instalações desportivas, uma experiência omni-canal no próprio estádio, e uma forma inteligente de se deslocar pelo estádio, serão critérios chave a considerar pelos adeptos na sua decisão de ir a um ou outro jogo”, diz Rafael Conde, Director de Digital & Innovation da Vector ITC.