Métodos UX pós-pandemia: todas as chaves

Descubra todas as chaves para os principais métodos de UX no mercado pós-pandêmico. Leia mais na Softtek.

23 novembro, 2020. – A experiência do utilizador ou cliente já não é um conceito abstracto e generalista, mas uma disciplina ampla e complexa. Actualmente tornou-se necessário criar novos instrumentos e renovar metodologias para se adaptar às necessidades do mercado, e explorar novas formas de interacção, para além dos contextos ideais de utilização.

Neste sentido, a pandemia acelerou e forçou as empresas a oferecerem experiências chave aos utilizadores ao adquirirem ou consumirem um determinado produto ou serviço. Vector ITC, um grupo internacional de tecnologia e digital, publicou um guia completo com as sete principais metodologias e 38 ferramentas para criar soluções da perspectiva dos princípios de concepção, com base na sua Experiência do Utilizador & Projectos de Investigação.

Para criar novos produtos ou serviços, é necessário seguir uma metodologia de trabalho e um processo de criação. No seu início, a experiência do utilizador (UX) estava envolta em teoria cognitiva e princípios universais, mas estava também rodeada, como sempre acontece com os processos criativos e de inovação, pela incerteza.

Hoje em dia, existem muitas metodologias UX, algumas mais antigas e outras mais recentes, mas todas válidas e a escolha da que será utilizada para o desenvolvimento de um projecto, dependerá da equipa, da empresa ou cliente para o qual é feita e do próprio projecto. A seguir, iremos desenvolver brevemente os mais conhecidos:

“A gestão da experiência do utilizador e a interacção com produtos digitais tornou-se indispensável, bem como a fusão de Empresas e Consumidor em qualquer processo criativo”, diz Aldara Sánchez González, Gestora da UX na Vector ITC.

Para mais informações sobre o assunto, descarregue o nosso guia no seguinte link (conteúdo em espanhol).