“Vector Academy para todos”: formação de TIC para a integração

Conheça o Vector Academy para Todos: Formação em TIC para promover a inclusão. Descubra como estamos capacitando a integração através da educação.

20 junho, 2018. – Vector Academy, o centro de inovação do Vector ITC Group localizado em Ávila, juntamente com a Fundação alma tecnológica, abriu ontem para a Fundação down Madrid para dar workshops sobre programação para pessoas pertencentes a este coletivo.

Hoje, saber programar é um dos mais valiosos conhecimentos técnicos em uma sociedade cada vez mais digital. A demanda por perfis profissionais com habilidades de programação aumenta a cada dia, sendo uma das profissões mais procuradas no mercado de trabalho.

A Vector Academy, juntamente com ambas as fundações, tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse dessas pessoas em tudo relacionado ao mundo tecnológico, para que eles formem e adquiram habilidades e competências que lhes permitam encontrar um trabalho relacionado ao novas tecnologias. É o terceiro dia realizado de “Vector Academy para todos”, participou anteriormente da Associação de autismo Avila e da Associação de Madrid Asperger. Em breve haverá mais edições, pois os resultados são sempre muito positivos“, diz Antonio Pérez, diretor da alma tecnológica. E haverá mais edições.

As TIC, para além de tornar as informações mais acessíveis e reforçar as capacidades das pessoas, no caso das pessoas com deficiência, ajudaram a aliviar as suas dificuldades e, em alguns casos, as suas limitações ao mínimo. Entre suas muitas vantagens, vale destacar:

De acordo com o último estudo da Fundação Adecco, 84% de pessoas com alguma forma de deficiência afirmam que a sua qualidade de vida global melhorou graças às novas tecnologias.

Dias de programação e equinoterapia

É muito difícil para nós encontrar atividades adaptadas para pessoas com deficiência intelectual. Graças à Fundação alma tecnológica e à Academia de vetores, encontramos um lugar ideal para dar-lhes formação adequada e atividades adaptadas e de qualidade, nas quais não só aprendem, mas também se divertem “, disse Silvia Gutiérrez del Down Madrid serviço de emprego.

Durante o dia, que teve 26 estudantes de Down Madrid e que se concentrou na programação com Scratch, os participantes combinaram atividades tecnológicas e digitais com outros ao ar livre, em contato direto com a natureza; como o cuidado de aves de rapina, que eles têm sido capazes de alimentar e cuidar, bem como enjoyan uma exposição.

Eles também fizeram atividades com cavalos. A equinoterapia, um tratamento caracterizado pela interação de pacientes com esses animais, fornece benefícios importantes no nível emocional, cognitivo e psicomotor, e na Vector Academy eles têm ampla experiência em fornecer terapias equestres.

O objetivo das oficinas é ampliar as capacidades desses jovens, relacionados à gestão da informação, comunicação, trabalho em equipe, pensamento analítico, criatividade e habilidades comunicativas.

É dever da sociedade facilitar a inclusão de pessoas que sofrem dessa síndrome, apoiando e treinando-as para que amanhã possam acessar um trabalho decente que lhes dê autonomia”, acrescenta Antonio Pérez, diretor da alma tecnológico.