Vector ITC antecipa as tendências digitais que marcarão 2021

A Vector ITC antecipa as tendências digitais que moldarão o ano de 2021. Fique informado com a Softtek.

23 dezembro, 2020. – A pandemia teve impacto na cadeia de valor do negócio, revelando tanto pontos fortes como fracos a nível global. De facto, em Espanha, as perdas causadas pela crise da COVID-19 estão estimadas em 352 mil milhões de euros nas cadeias de abastecimento tradicionais. Perante a crise, a resposta empresarial passou necessariamente pela digitalização. Por conseguinte, Vector ITC, um grupo internacional de tecnologia e digital, analisa, através de um relatório, as tendências digitais que marcarão 2021.

1. The New Digital Journey: A COVID-19 provocou uma mudança global no modo de vida. Com a ascensão da economia Low Touch, as interacções entre empresas e consumidores sofreram uma revolução completa, dando lugar a uma Customer Journey totalmente digital. As empresas devem adaptar o seu modelo de negócio e operacional a esta nova realidade, onde a aceleração digital é a principal solução.
  2. Digital Buyers Revolution: A pandemia transformou os padrões de consumo de milhões de pessoas, resultando numa abertura total aos canais digitais. Para responder a este tipo de demanda, as empresas devem desenvolver uma estratégia para optimizar as suas plataformas digitais de vendas, concentrando-se na automatização operacional e na inovação empresarial. A forma de vender deve ser reinventada.
  3. Technology Discovers Emotions: Num ambiente em que as interacções 100% digitais são uma prioridade, a sociedade necessita mais que nunca que as empresas consigam humanizar os touchpoints. Os avanços tecnológicos em IA, Computação Afectiva e reconhecimento dos sentimentos estão a conseguir decifrar as nossas emoções, permitindo-nos antecipar as necessidades e personalizar as experiências tanto quanto possível.
  4. Democratic Artificial Intelligence: Um ecossistema tecnológico inteligente é um dos pilares da aceleração digital. Neste sentido, a Inteligência Artificial e as suas diversas aplicações são uma área cada vez mais democratizada, tornando-se um elemento tangível e táctico, uma consequência do aumento progressivo do conhecimento sobre o seu funcionamento, aprendizagem, evolução das capacidades e tomada de decisões.
  5. My Digital Self: A era digital, impulsionada pelo novo contexto, coloca o seguinte dilema: porque não podemos fazer tudo o que fazemos em forma física em formato digital? Num cenário ideal, ambos os mundos deveriam oferecer o mesmo alcance. Na realidade, o ecossistema digital oferece maior disponibilidade, portabilidade e conveniência. No entanto, esta situação apresenta um desafio: a gestão da privacidade.
  6. Digital Enterprise Architecture: O enorme progresso tecnológico está a encorajar o desenvolvimento de arquitecturas empresariais 100% digitais. Esta abordagem permite a implementação de um modelo empresarial e operacional com o máximo controlo, escalabilidade, elasticidade e redução de custos; sendo a automatização, o tecido flexível de dados e a implementação de capacidades empresariais modulares aspectos essenciais.

Ao longo deste ano turbulento e olhando em frente para 2021 estamos a entrar numa fase de aceleração digital contínua onde a necessidade de inovar e digitalizar todas as interacções está a tornar-se cada vez mais exigente num ambiente altamente competitivo que requer agilidade, rapidez e audácia para satisfazer as necessidades, expectativas e desafios de um cliente completamente digital. A agilidade na adaptação competitiva num contexto onde os hábitos de consumo mudaram obriga-nos a reinventar toda a cadeia de valor para nos adaptarmos eficazmente ao novo canal digital e às novas regras impostas”, diz Rafael Conde del Pozo, Digital & Innovation Director da Vector ITC.

Num futuro próximo, os clientes não só exigirão mais tecnologia em produtos e serviços, como também exigirão tecnologia mais humana, mais personalizada, mais social, e que gere interacções únicas e emocionalmente carregadas. Será de vital importância incorporar o poder de análise de dados, análise preditiva, computação afectiva, reconhecimento emocional e todas as capacidades oferecidas pela Inteligência Artificial na simulação do comportamento humano. A tecnologia deve actuar como um aliado na humanização das interacções digitais”, disse José Tam, Digital Transformation Vice President da Softtek.

Para mais informações sobre o assunto, descarregue o nosso White Paper 2021 Digital Trends: Shaping a new world no seguinte link (conteúdo em espanhol).