abutton
Dyslexia Friendly
dyslexia icon
Reset

Vector ITC destaca agilidade para transformação digital

A Vector ITC enfatiza a agilidade empresarial como chave para a transformação digital. Leia mais na Softtek.

14 outubro, 2019. – Vivemos em um ambiente muito dinâmico, onde as empresas devem se reinventar através da implementação de tecnologia digital para melhorar seus processos e desempenho. Para serem capazes de responder a todas estas mudanças e para que as empresas possam se adaptar, elas precisam evoluir para um ambiente ágil. Segundo a Vector ITC, um grupo tecnológico e digital espanhol, o Business Agility será fundamental para a transformação digital das empresas, com o objectivo de melhorar a sua proposta de valor actual e adaptar-se mais rapidamente às mudanças no ambiente.

Como passo inicial para evoluir em agilidade, as empresas devem primeiro adotar uma mentalidade “Ágil”. Graças a esta abordagem, as áreas de negócio e de desenvolvimento trabalham em conjunto, reduzindo a lacuna que costumava existir e que afetava o produto ou solução. Noventa e um por cento das empresas de software do mundo já adotaram esse tipo de mentalidade, devido aos benefícios que ela traz em termos de velocidade de execução, produtividade e lucratividade.

Por sua vez, Agilidade Empresarial é definida como a capacidade de uma organização de reagir e responder de forma inovadora e criativa às mudanças, a fim de gerar benefícios através da rápida adaptação de seu sistema ao meio ambiente. Para que uma empresa possa implementar e aumentar sua agilidade nos negócios, é necessário analisá-la em três dimensões: Agilidade Estratégica, Agilidade Tática e Agilidade Cultural.

Um dos principais benefícios associados à agilidade do negócio é que permite trabalhar em ciclos curtos e incrementais, melhorando os tempos de aprendizagem, permitindo a entrega com maior valor e com o objetivo de verificar se o produto ou solução implementada realmente responde às demandas dos clientes.

No mundo dinâmico dos negócios, a única constante é a mudança. A inovação deixou de ser um acto específico, uma linha estratégica concreta, e tornou-se a própria base da actividade empresarial. Nesse sentido, as hierarquias clássicas são um obstáculo à adoção da agilidade empresarial como a metodologia do futuro, que transcende o setor de tecnologia. Dessa forma, equipes altamente eficazes não surgem espontaneamente, mas são construídas” diz David Alejano, Diretor de Cultura Digital e Agilidade Empresarial da Vector ITC.

Olhando para o futuro, a quarta revolução industrial será compreender o ambiente dinâmico como a própria base do mercado. As novas metodologias que as empresas perseguem devem estar focadas na entrega de valor, focadas no cliente, tendo sempre em conta o seu feedback e incorporando-o no produto ou solução.

A Vector ITC é uma das empresas que incorporou agilidade empresarial para oferecer soluções tecnológicas de ponta para empresas de diferentes setores. Num contexto tão dinâmico como o actual, as empresas devem ser capazes de adaptar a sua configuração e responder rapidamente à mudança, mantendo os mais elevados padrões de qualidade possíveis nos produtos e serviços que oferecem.

Karen Liedl
Softtek PR