abutton
dyslexia icon
Reset

Vector ITC colabora com Technovation por acesso de mulheres a TI

Vector ITC Group e Technovation unem forças para impulsionar o acesso das mulheres ao setor de TI. Saiba mais sobre essa colaboração inspiradora.

27 junho, 2018. – Os resultados das mulheres no estudo da era digital, recentemente apresentado na Comissão Europeia, são conclusivos, a lacuna de género permanece em ambos os estudos e empregos no sector das TIC. A fim de melhorar as possibilidades e capacidades das mulheres neste sector, a Vector ITC participou na Technovation, um dos eventos mais importantes que visa promover o acesso das mulheres ao emprego no sector tecnológico.

Na Vector ITC, estamos plenamente conscientes de que a igualdade de oportunidades para acesso a empregos no setor de tecnologia é fundamental para melhorar as capacidades e competitividade de ambos os funcionários e da própria empresa”, diz ele Muriel Artabe, diretora de gestão de pessoas da Vector ITC Group. “No entanto, o fato de que as mulheres representam 32% da força de trabalho atual de nossa empresa é um sinal claro de nosso compromisso e filosofia de trabalhar”, conclui.

O fosso digital não é apenas visível no ambiente profissional, mas também mostra sinais claros de presença no acesso a carreiras técnicas. Neste sentido, a partir de Vector enfatizam que a Espanha, ao contrário de outros países da Europa, tem um déficit muito elevado em termos de acesso das mulheres a carreiras técnicas, uma vez que os estudantes do sexo feminino representam apenas 22% do total neste tipo de estudos.

Inovação como mecanismo de integração

A Technovation é o maior programa de empreendedorismo tecnológico do mundo. Este projeto, nascido há quase uma década com o apoio de organizações internacionais como a UNESCO e as mulheres da ONU, gastou mais de 15.000 meninas com idades entre 10 e 18 de mais de 100 países.

Em cada edição, a Technovation convida equipes de mulheres de todo o mundo para aprender e aplicar as habilidades necessárias para resolver problemas do mundo real através da tecnologia. Desta forma, oferece a possibilidade de adquirir as competências necessárias, tais como a programação ou concepção e impressão em 3D para desenvolver a sua carreira profissional no sector tecnológico.

Este ano Vector, um grupo tecnológico de 100 capital espanhola, queria contribuir com esta iniciativa, oferecendo aos finalistas uma estadia na sede da Vector Academy, em Ávila, onde eles podem aumentar o seu conhecimento e ter um primeiro contato com o mundo negócios por uma das empresas líderes em desenvolvimento tecnológico em Espanha.

Um dos principais objetivos que marcamos como empresa participando deste e de outros projetos é tornar as carreiras e os empregos da tecnologia e do setor digital atraentes para as alunas”, diz Carlos Delgado, diretor Delegado do grupo ITC do vetor. “A falta de opções reais para as mulheres desenvolverem suas carreiras neste setor faz 55 do desperdício de talentos, algo que não podemos pagar”, conclui Delgado.

Karen Liedl
Softtek PR