abutton
Dyslexia Friendly
dyslexia icon
Reset

Destino turístico inteligente: equilíbrio turista, lugar, serviços

Descubra as chaves para um destino turístico inteligente: o equilíbrio entre o turista, o lugar e os serviços. Explore o futuro do turismo.

18 junho, 2018. – Evolução tecnológica no sector do turismo é uma constante. Se apenas alguns meses atrás você viu ferramentas de realidade virtual, Big data e Machine Learning cada vez mais presente nas estratégias e planejamento dos principais atores turísticos, agora a tendência, de acordo com a Vector ITC grupo, passa pela aplicação do inteligência usada em cidades inteligentes ou cidades inteligentes para destinos turísticos para transformá-los em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Na verdade, IDC Research Espanha revelou que o mercado Smart Cities vai passar mais de 65.000.000.000 euros por 2020.

“O modelo de destino turístico inteligente é baseado na sustentabilidade para garantir o equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e estrutura sociocultural, com o objetivo final de estabelecer e contribuir para uma atividade mais justo, mais diversificado e respeitoso turista com o território e seus habitantes“, diz Jaume Rosselló, diretor do Vector ITC Group Balerares.

Turismo inteligente:

Os pilares sobre os quais os destinos turísticos inteligentes são baseados são a sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental, a inovação, a acessibilidade e a tecnologia. Para desenvolver um destino turístico inteligente bem sucedido, é necessário contemplar a integração das TIC, uma vez que apenas a tecnologia oferece ferramentas poderosas para a gestão sustentável do território turístico.

De acordo com o Vector ITC Group, algumas das propostas de desenvolvimento para o novo modelo de destino turístico inteligente são:

No Vector ITC Group desenvolvemos plataformas orientadas para cidades inteligentes e destinos que proporcionam aos turistas tudo o que precisam saber sobre o que acontece e acontecerá no local que escolheu como destino. São plataformas muito flexíveis e integram-se com outros sistemas, que facilitam e adaptam as informações de acordo com o turista, adaptando-se aos seus gostos e preferências. Esses tipos de plataformas ajudam a otimizar a experiência do usuário“, acrescenta gema Ruiz Díaz-Mariblanca, consultora de inovação da Vector ITC Group.

Estes tipos de plataformas destinam-se também a empresas prestadoras de serviços turísticos, pois permitem agendar campanhas de marketing, adaptando-as por proximidade, datas e gostos dos clientes, otimizando assim o desempenho dos anúncios e Conversões. O uso do aprendizado de máquina permite, por exemplo, que as ofertas exibidas em banners publicitários sejam selecionadas com mais precisão, o que, por sua vez, aumenta a eficácia das campanhas de clientes em até 50% e combate a sazonalidade turística com Sucesso.

O Vector ITC Group tem ferramentas para garantir a segurança das infraestruturas das cidades inteligentes, uma vez que a sua base é a comunicação (Wi-Fi).

Além disso, ele tem uma vasta experiência na aplicação de tecnologias de Big Data. Big data é essencial para facilitar a escolha dos locais a visitar dentro do destino turístico inteligente. O objetivo é evitar a confluência de muitos usuários nos pontos, reduzindo assim o impacto na qualidade de vida dos moradores. Se duas estacas do cruzeiro de 10.000 turistas chegarem ao mesmo tempo, é necessário estabelecer atrações tourist diferentes para impedir multidões.

Nossa experiência de UX na concepção de portais guia nos permite ajudar a coordenar as necessidades turísticas sempre com o uso adequado dos recursos disponíveis na cidade. Por exemplo: um dia chuvoso uma cidade geralmente colapsa carros com a necessidade correspondente de estacionamento. Ter a localização do turista pode ser direcionado para diferentes pontos e promover o meio ambiente“, diz Jaume Rosselló, diretor do Vector ITC grupo Baleares.

Proposta para o desenvolvimento de um destino inteligente:

Tendo em conta estes aspectos, Vector ITC Group propõe a concepção de uma estratégia destinada a otimizar a experiência do usuário para cada fase de uma viagem:

Um destino turístico inteligente é um lugar consolidado em uma infra-estrutura tecnológica inovadora que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. Para fazer isso, deve ser acessível a todos, deve facilitar e contribuir para a interação e integração do visitante com o meio ambiente, melhorar a experiência turística no destino e a qualidade de vida do residente e aumentar o valor ea competitividade do destino em face da outros semelhantes“, conclui Jaume Rosselló, diretor do Vector ITC Group Baleares.

Karen Liedl
Softtek PR