Era da “Hiperautomação”: próximo passo inteligência artificial

O metaverso e o CX híbrido: explorando seis sinergias tecnológicas essenciais para o novo ambiente de negócios. Saiba mais na Softtek.

8 março, 2022. – Estamos a passar pela mudança para uma sociedade predominantemente digital e a entrar numa fase em que a necessidade de inovar se torna cada vez mais urgente. O novo ambiente é altamente competitivo e requer agilidade, rapidez e ousadia para satisfazer as necessidades e expectativas dos utilizadores. A Softtek, um fornecedor global de serviços e soluções de transformação digital de próxima geração, fornece uma análise aprofundada das novas macro-tendências digitais, que nos permitem compreender e antecipar as possibilidades oferecidas pela tecnologia.

Os conhecimentos detectados para 2022 encontram-se numa pista que não tem limites conhecidos; estão a gerar mudanças profundas individualmente, mas, inter-relacionados, acrescentam uma capacidade com potencial suficiente para provocar um impacto exponencial. Esta inter-relação levará a uma sinergia sem precedentes, o que permitiu uma reconfiguração de múltiplos sectores produtivos. Neste contexto, a Softtek resume as macro-tendências digitais que irão moldar o ambiente empresarial em 2022 no seu relatório Digital Trends 2022:

1. Introduza o Metaverso:

O Metaverso é um conjunto de ambientes virtuais em que as pessoas podem interagir dentro de cenários simulados através de Realidade Alargada ou XR: uma combinação de Realidade Virtual, Aumentada e Mista. Sob este conceito, emerge uma projecção de um universo paralelo à vida real, no qual todas as pessoas poderiam realizar réplicas virtuais das suas actividades diárias actuais, tais como trabalho, compras, entretenimento, informação, interacção com outras pessoas, etc.

O conceito evoluiu para ser visto como o próximo passo na transformação da Internet, gerando muito debate em ambientes de inovação sobre o enorme impacto potencial que a sua chegada pode gerar em termos de economia, consumo e sociedade, de modo que as empresas vão querer e precisam de estar presentes onde quer que os consumidores estejam.

A criação deste novo mundo traz consigo a incorporação de novas formas de troca de bens digitais que irão afectar não só os utilizadores individuais mas também as empresas. Isto traz consigo a criação de novos modelos de negócio e uma grande oportunidade de se aproximar dos utilizadores que se estão a juntar a este novo mundo. Aqueles que são os primeiros adoptantes ganharão uma grande relevância e valor competitivo em comparação com outros adoptantes tardios, independentemente do seu sector.

1. A nova chave para a experiência do cliente? Híbrido:

O sector retalhista tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, principalmente devido ao aumento da digitalização e do comércio electrónico. O principal desafio reside em alcançar um equilíbrio entre os planos físico e digital, mantendo a qualidade do serviço, uma constante a fim de permanecer competitivo no mercado.

Os dois modelos devem convergir num ponto em que já não sejam vistos como práticas distintas, mas como um único processo interoperável. Hoje em dia, uma experiência híbrida significa tomar os melhores elementos de cada modelo para criar um ambiente melhorado e sem descontinuidades entre canais.

Portanto, as compras presenciais devem evoluir, adoptar e incorporar novas tecnologias de vanguarda que permitam a optimização da experiência do cliente em termos digitais. A implementação destes novos desenvolvimentos tecnológicos, que muitas vezes andam de mãos dadas com Inteligência Artificial, sensores e Realidade Aumentada, estão a permitir transformar significativamente a experiência do cliente, eliminando barreiras e facilitando processos.

O cliente híbrido é um consumidor mais independente e autodidacta, que mistura os dois canais de acordo com os seus gostos e necessidades para obter novas experiências de compra e serviços com um maior grau de personalização.

1. Dados: uma questão de precisão:

No actual paradigma competitivo cada vez mais digital e conectado, as empresas precisam de tomar decisões inteligentes e orientadas para os dados de forma rápida e eficiente. Os avanços em Grandes Dados e Análise de Dados tornaram possível reduzir o tempo necessário para processar dados com garantias. No entanto, muito do trabalho nesta área está a concentrar-se em reduzir ainda mais este tempo, para aproximar a recolha e análise de resultados o mais possível do “tempo real”.

Por outro lado, é necessário ter sistemas adequados para limpar os “Dados Sujos”, ou seja, todo o volume de dados errados ou desactualizados que são registados na rede, e que podem levar a confusão nos resultados. Outro desafio é processar adequadamente a enorme quantidade de dados que é gerada de uma forma não-estruturada. Por conseguinte, a fim de estabelecer um sistema eficaz de análise de dados, devem existir ferramentas capazes de processar dados actuais e históricos em tempo real e da forma mais precisa e adequada possível.

1. Redefinindo o propósito da nuvem:

A pandemia pôs em evidência a necessidade de abandonar o armazenamento de informação em servidores de dados locais como solução primária numa arquitectura de TI, uma vez que a disponibilidade e acessibilidade da informação e dos dados se tornou uma questão crítica. Embora a migração já estivesse em curso antes da crise dos cuidados de saúde, o seu advento melhorou e acelerou consideravelmente o processo.

Ter um modelo de negócio e uma arquitectura empresarial flexíveis e escaláveis é fundamental, tanto para fazer face a recessões como para ser mais competitivo no mercado actual. A visão da nuvem como uma rede de infra-estruturas e armazenamento evoluiu para um ecossistema quase ilimitado de soluções empresariais disponíveis a pedido e como um serviço, em muitos casos criado especificamente para uma determinada indústria, permitindo às empresas realinhar a sua estrutura e iniciar processos de aceleração digital profunda. As vantagens oferecidas pela tecnologia Cloud fazem da migração total para a nuvem um “must do” para as empresas com uma multiplicidade de benefícios.

1. A era do marketing orientado para a tecnologia:

Durante a última década, a relação entre as organizações e os consumidores passou de ser de sentido único a bidireccional. As empresas já não estão à procura de clientes, mas de pessoas que se tornem embaixadores da marca e actuem como porta-vozes para envolver outros clientes. A evolução das abordagens às estratégias de marketing, resultante da digitalização global, traz consigo uma profunda incorporação de novas tecnologias, o que levou ao aparecimento de novas áreas relacionadas com a aplicação da tecnologia aos processos empresariais, tais como Martech, Salestech, Adtech e Madtech.

Como resultado destas novas experiências digitais, os consumidores começam a exigir um elevado nível de personalização das outras empresas com as quais interagem, levando a um aumento da concorrência para satisfazer esta necessidade. Esta é a era da hiper-personalização. 81% dos consumidores a nível mundial dizem estar dispostos a partilhar informações pessoais em troca de uma experiência mais personalizada. Do mesmo modo, é provável que deixem de partilhar se a sua procura não for satisfeita.

1. IA: condução de uma nova paisagem digital:

A Inteligência Artificial tem tido um impacto sem precedentes no mundo dos negócios. A multiplicidade de campos em que pode ser aplicada tornou-a uma ferramenta tecnológica essencial em qualquer empresa, permitindo uma melhoria exponencial dos processos e aumentando as capacidades digitais das outras áreas pertencentes ao ecossistema informático. A nova geração de IA incorporou novas funcionalidades que vão muito além da simples automatização de processos. A IA deixou de ser uma boa ferramenta para se tornar um instrumento indispensável. As suas vantagens e benefícios são tais que fazê-lo sem ele implica um custo de oportunidade incomportável para as empresas que querem manter a sua posição competitiva no mercado.

A questão que nos devemos colocar não é se uma empresa deve implementar ferramentas e sistemas de IA, mas em que área traz a maior vantagem competitiva ao nosso negócio. A própria natureza evolutiva da IA significou que não só experimentou um desenvolvimento e expansão exponencial, como desempenha agora um papel crucial na condução de melhorias substanciais nas capacidades digitais de todas as áreas tecnológicas do ecossistema informático, tais como a ciber-segurança, análise e optimização de dados, automação, computação em nuvem e desenvolvimento de software.

“Hoje em dia, a transformação digital tem principalmente uma componente muito elevada de transformação, e ainda uma componente baixa de digital. Podemos dizer que vivemos um ano de metamorfoses, onde as organizações e a sociedade começaram a enfrentar um futuro sem constrangimentos com o regresso à normalidade, mas com o objectivo de redefinir as regras do futuro e não apenas de sobreviver ao presente. Embora seja difícil fazer previsões precisas no ambiente imprevisível que temos vindo a experimentar nos últimos dois anos, podemos dizer que estamos imersos num período de grande evolução, profundamente marcado por uma expansão sem limites na esfera digital”, diz Rafael Conde del Pozo Digital & Innovation Director na Softtek EMEA.

Descarregue o relatório completo aquí