La Moderna: uma das melhores agências, Google

Descubra o impacto econômico, de consumo e social do metaverso. Leia mais nesta notícia da Softtek.

5 abril, 2022. – O conceito de Metaverso evoluiu para se tornar o próximo passo na transformação da Internet, onde emerge uma projecção de um universo paralelo à vida real através de uma combinação de Realidade Virtual, Aumentada e Mista. A Softtek, uma empresa que fornece serviços e soluções de transformação digital de próxima geração a nível mundial, analisa as chaves para compreender o impacto que a sua chegada poderia gerar em termos de economia, consumo e sociedade.

A busca incessante de perturbações em torno da digitalização e virtualização e os avanços experimentados pela conectividade digital e o desenvolvimento da Realidade Alargada deram origem à criação do Metaverso, uma projecção de um universo paralelo, aberto, criativo, ilimitado e persistente, composto de mundos virtuais, réplicas de espaços físicos existentes e ambientes híbridos. As suas principais características são:

As infinitas possibilidades oferecidas pelo Metaverso fazem dele o ecossistema ideal para impulsionar exponencialmente os processos de experimentação, inovação e co-criação, o que se traduzirá, por um lado, no na redefinição das propostas de valor de múltiplas organizações e na criação de novos modelos de negócio baseado em interacções híbridas e altamente personalizadas e, por outro lado, num nova gama de experiências para os consumidores vão ver como, de uma forma simples, podem estabelecer ligações profundas e bidireccionais com todos os actores envolvidos.

Todos estes benefícios potenciais não passaram despercebidos pelas principais empresas inovadoras, que já estão a impulsionar iniciativas dentro das plataformas existentes ou a criar novos mundos virtuais próprios. A oportunidade de gerar novos fluxos de receitas, diversificar os seus modelos empresariais, optimizar certos processos empresariais e evoluir a forma como interagem com os seus clientes é imbatível, razão pela qual as empresas de vários sectores (Jogos, Media, Telco, Social, Ecommerce, Propriedade Digital, Cryptocurrencies, etc.), já são formar um tecido produtivo que se expandirá exponencialmente, com potencial para se tornar um universo totalmente integrado na vida dos consumidores, à medida que integram o Metaverso nas suas rotinas diárias, integrando experiências interactivas, imersivas e sensoriais nas suas Jornadas.

“A digitalização e a virtualização geraram muitas interrupções de negócios nos últimos anos. Esta evolução constante parece ter atingido um ponto de viragem significativo graças ao Metaverso; um ecossistema que impulsionará a inovação exponencial e processos de co-criação, gerando novos produtos, serviços e modelos de negócio, e, acima de tudo, proporcionará às empresas a oportunidade de conceberem interacções experimentais híbridas e radicalmente diferentes”, diz Daniel Palacios, Chefe da Inovação Digital Softtek EMEA..

O Metaverso encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento e a sua regulamentação tem ainda muitos aspectos a definir. No entanto, a falta de regulamentação clara não está a travar a sua evolução, e a questão seguinte será se haverá um único Metaverso ou um conjunto de Metaversos.