abutton
Dyslexia Friendly
dyslexia icon
Reset

Prevenção branqueamento de capitais, desafio bancário

Desafios emergentes na prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo no setor bancário. Fique por dentro das últimas novidades.

30 maio, 2018. – Apesar de serem dois reinos totalmente opostos, o mundo digital e a vida no mundo analógico não só coexistem, mas estão interligados. A lavagem de dinheiro é um dos crimes que tem experimentado uma maior adaptação ao mundo digital, tornando-se assim um dos cibercrimes em expansão. Nesse sentido, a Vector Management Consulting, uma empresa de propriedade da Vector ITC Group, desenvolveu um produto para ajudar os bancos a identificar rapidamente esses crimes.

A lavagem de dinheiro está se tornando um dos mais crescentes atos criminais no mundo digital, um 55% nos últimos anos. Portanto, é vital que as instituições financeiras e de crédito e o comércio eletrônico encontrem maneiras de identificar os clientes que potencialmente desejam realizar esse tipo de prática antes de serem efetivos.“, explica José Miguel cortina, diretor Geral de consultoria em gestão vetorial

Uptick na lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro refere-se à série de procedimentos e mecanismos para dar legalidade e colocação no mercado de ativos de atividades criminosas. A proliferação de tais atividades é baseada em um fato: desde o início da crise o volume da economia submersa na Espanha está em torno de 20% do PIB, de acordo com Randstad, quase dobrando os valores (pouco mais de 10%) de 2007. Esses dados não só refletem a tendência ascendente para a prática desses fatos, mas também enfatiza a ineficácia das medidas de combate ao branqueamento de capitais e prevenção, especialmente no mundo on-line.

O atual ambiente de controle interno do sistema financeiro no mundo mudou e continua a mudar em grande velocidade. Ele passou de ter que “gerenciar riscos” para tentar pelo menos saber ou “restringir as incertezas”. A plena certeza na prevenção já não existe. O dinheiro foi digitalizado e a proposta legal materializada nas notas de banco veio à tona contra os milhões de transações diárias que coexistem no setor financeiro internacional.

A banca sempre foi e deve continuar a ser o principal exemplo da prevenção da criminalidade económica financeira”, diz José Miguel cortina. Nesse sentido, os sistemas de controle para a prevenção do branqueamento do século XX já são história e é necessário harmonizar a evolução tecnológica dos produtos financeiros com controle interno análogo.

Eventual responsabilidade penal por imprudência

Junto com o desenvolvimento de tecnologias, parte do mundo parece se transformar em uma consciência mais responsável e menos corrupta. As leis estão evoluindo nesse sentido e as responsabilidades por irregularidades são colocadas nos assuntos que compõem esta sociedade do século XXI. E neste contexto, dois dos crimes a prestar especial atenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. certos parâmetros de ocorrência, a responsabilidade, mesmo por imprudência, reside na própria organização como uma entidade autônoma e seus mais altos órgãos dirigentes. Portanto, a conscientização da prevenção deve ser real e evidenciada “, acrescentam a Vector Management Consulting.

No início deste ano, os Estados da União Europeia (UE) deram o go-ahead às novas regras que reforçam a directiva relativa ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo, uma proposta que Bruxelas empurrou em resposta a ataques terroristas em Europa e os “papéis do Panamá”.

as novas regras, o acesso aos registros sobre os verdadeiros donos das empresas, aqueles que, independentemente de serem ou não proprietários, são os verdadeiros beneficiários deles, será expandido. Além disso, as autoridades financeiras estatais terão acesso a registos centralizados de bancos e contas para identificar os seus titulares, comprometendo-se assim a melhorar a cooperação entre os países na luta contra o financiamento ilegal e o terrorismo.

Proposta de consultoria em gestão vetorial

Diante desse cenário, da Vector Management Consulting, propõem soluções que permitam: