Vector ITC aposta em lealdade do talento com Linkers

A Vector ITC aposta na lealdade do talento com o inovador programa de cultura corporativa Linkers. Detalhes na Softtek.

1 outubro, 2019. – A lealdade ao talento é uma das questões não resolvidas das empresas de hoje. Por este motivo, a Vector ITC, um grupo tecnológico e digital espanhol, anunciou o sucesso do seu programa de cultura corporativa Linkers. Após um ano de implementação, a empresa experimentou uma melhoria radical no fluxo de comunicação interna, transmitindo e valorizando eficientemente os valores, missão e mensagens através dos vários canais de comunicação. Estas melhorias têm um impacto directo na satisfação dos colaboradores da empresa, que se sentem escutados e que fazem parte de um projecto comum, o que aumenta o índice de fidelização de talentos.

O projeto, iniciado em março de 2018, está comprometido com o bem-estar e a corresponsabilidade dos trabalhadores de diferentes grupos e áreas da empresa. O eixo central deste programa é o Linker, uma figura de referência para os colaboradores, onde estes podem ir ao encontro das iniciativas que estão a ser lançadas na empresa, para a integração inicial quando há uma nova incorporação e é necessária uma figura guia, para solicitar ajuda no dia-a-dia, em caso de dúvidas ou sugestões e para saber quais são os canais adequados para canalizar as suas preocupações dentro da Vector.

O progresso após a implementação do programa tem sido radical. Em apenas um ano, houve um aumento de 20% na participação dos empregados em iniciativas corporativas. Além disso, houve um aumento de 23% a 68% na participação em várias reuniões da Linker. 100% dos colaboradores têm um Linker como referência para o seu dia-a-dia desde que ingressaram na empresa.

A fim de garantir a lealdade do talento, é necessário envolver todos os funcionários, cuidar deles, ouvi-los e torná-los participantes do sucesso da empresa. A comunicação bidireccional é um elemento vital do ADN do Vector ITC. Baseada na transparência e na honestidade, é uma das bases para transmitir uma cultura corporativa empática e transversal a todas as áreas e grupos de trabalho”, comenta Andrea Portillo Jimenez, coordenadora do Projeto Linker. “Desde a implementação do programa Linkers, recebemos um feedback formal de 95% das reuniões e iniciativas trimestrais, em comparação com 40% no início do projeto,” acrescenta Andrea.

Os Linkers são voluntários da organização que desejam ser protagonistas da transformação da cultura corporativa. Recebem informação, apoio e reconhecimento directo da gestão da empresa no seu trabalho diário como embaixadores e promotores da cultura Vector, são os primeiros validadores de iniciativas corporativas, canalizadores das preocupações dos colaboradores e os principais agentes de mudança. Eles participam de reuniões trimestrais para discutir notícias da empresa, ouvir novas iniciativas e canalizar suas preocupações. Essas reuniões e iniciativas são preparadas e apresentadas por um Comitê de Linkers, liderado e monitorado pessoalmente pelo CEO da empresa.

O sucesso na implementação deste tipo de projectos é essencial para melhorar a comunicação interna entre as diferentes áreas. Graças à figura do Linker, é possível transmitir os valores da empresa, permitindo que os membros da Vector ITC desenvolvam as suas vidas na empresa e cresçam, procurando sempre a transformação e racionalização dos processos e o seu próprio bem-estar na empresa” afirma Carlos Delgado, CEO da Vector ITC.

Atualmente a empresa conta com 72 Linkers, localizados entre seus 11 escritórios e nas equipes deslocadas no cliente. Um dos exemplos da importância deste tipo de figura na Vector tem sido a iniciativa dos Linkers dos diferentes escritórios para que os colaboradores possam trabalhar remotamente. Com este objectivo, foram estabelecidos os chamados “Flexidays”, nos quais os trabalhadores podem teletrabalhar, promovendo assim a flexibilidade do trabalho e facilitando a conciliação dos trabalhadores.

Que tipo de perfil é procurado em um Linker?

Linkers são pessoas comprometidas com a empresa, com iniciativa, desejo de participar de um processo de transformação organizacional, que têm inteligência emocional e seus valores estão alinhados com os da Vector. Podem candidatar-se pessoalmente ou ao abrigo da proposta/validação de outros Linkers. A partir daí, eles entram em um processo de seleção para verificar se compreendem seu papel, seu compromisso e que serão capazes de assumir essa responsabilidade.